quarta-feira, 19 de maio de 2010

A dor de uma separação

Texto Básico:
Rute 1:17 Faça-me Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Quando um casamento é desfeito, a dor da separação acaba trazendo traumas e dores profundas. Muitos julgam que a vida não tem mais sentido. Tudo se desmorona ao seu redor e é muito dificil recomeçar.

Algumas pessoas se sentem frustradas e ficam reviltadas, amargando ressentimentos e mágoas. É muito duro o processo de cura e cicatrização das feridas abertas.

No livro de Rute, encontramos a figura de Noemi. Ela perdera o marido e seus dois filhos casados. Passou por um período de intensa dor, mas contou com o apoio de sua nora Rute que também sofria a dor da perda do marido.

No momento da separação de entes que amamos, um imenso vazio se faz em nossos corações e é essencial o apoio de pessoas queridas para superarmos todo sofrimento.

Rute 1:16 Noemi aconselhou as sua noras a voltarem para suas famílias e despediu-se delas. Rute não quis deixá-la só, dizendo: Não me instes (insista) para que te deixe e não me obrigue a não te seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu.

Tanto Noemi quanto Rute precisavam uma da outra, pois tinham problemas iguais. Elas sabiam avaliar o sofrimento que haviam experimentado a dor da separação com a perda dos seus maridos. Só existe um caminho para superar tão grande dor.

Quando buscamos a Deus Ele nos sustenta e nos consola. Sua graça se manifesta, dando-nos a força necessária para superarmos a dor da separação. Nada deve nos separar do amor de Deus. Precisamos de sua presença a cada minuto de nossas vidas.

Precisamos, ainda, da companhia e do amor de pessoas que vivem ao nosso redor para nos amparar, aconselhar e nos consolar. Podemos ter sido abandonados ou separados daquele a quem amamos, mas há um Deus amoroso que nos recebe em seus braços protetores.

Romanos 8:35 Quem nos separará do amor de Cristo?
  • Será a tribulação, a angustia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Se nos isolarmos em nossos sofrimento, nossa dor será muito maior. Precisamos buscar a Deus, pois ele levará nossa cruz por mais pesada que seja


Nisso nós cremos, por isso é que falamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário