sexta-feira, 4 de junho de 2010

O papel do marido na família, Instrumento de Cura

TEXTO BÁSICO:
Jeremias 17:14 Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és meu louvor.

Verdade Central: O marido deve ser instrumento de cura para a família, por isso o equilíbrio é algo fundamental em sua vida. Em Provérbios 25:28 está escrito. "Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito". No século em que vivemos, muitas são as crises enfrentadas em diversas áreas. E muitos, por não saberem administrá-las, acabam perturbados e envolvem-se em caminhos tortuosos que lhes roubam a paz. Dessa forma, acabam por não conseguir desenvolver um ensinamento segundo as Escrituras.

Introdução: O marido é um líder chamado por Deus para fazer a diferença em meio a um século tão conturbado, tão perturbado. É chamado para viver o evangelho, expandindo-o por onde for, alcançando vidas e impactando-as através de um testemunho santo, íntegro e irrepreensível. Esse é o ide de Jesus.

Portanto, o marido não cumprirá o seu papel com eficácia se não estiver apto, se não for um homem equilibrado, controlado pelo Espirito Santo. Somente um são pode curar aqueles que estão doentes. Ou seja, para sarar outros, o marido precisa estar curado, caminhando a cada dia em processo de cura.

O chamado de Deus

Você tem um chamado da parte de Deus e precisa comportar-se de acordo com o chamdo que recebeu. Para alcançar êxito, é necessário estar firmado em Jesus e ter as convicções corretas no coração. Muitos são os que trabalham apenas em busca de honra, de méritos humanos por causa das debilidade de alma.

O marido que busca expressar a glória de Deus não deve ostentar posição de honra no Corpo de Cristo para pisar nos filhos, esposas, nas pessoas e fazer seu próprio pódio. Para estar na linha de frente, é preciso saber que tal posição o deixará exposto. Muitos são os que buscam estar na linha de frente, mas desconhecem essa verdade.

Quem esta na liderança, servindo a Deus de coração, deve crer que Ele tem o lugar certo para cada um de seus filhos. Onde você está plantando é o lugar que Deus tem para sua vida neste momento. Quando Ele quiser levá-lo para outro lugar, fará.

Buscar posição, lugar de destaque pode fazer adoecer. infelizmente, muitos maridos, esposas e filhos estão enfermos porque deixam de fazer o que Deus lhes designou por estarem equivocadas quanto ao lugar onde estão plantados. Pessoas que vivem preocupadas, apenas buscando honras, encaixam-se no versículo de Provérbios 25:28 um homem que não governa a sua alma é como uma cidade sem muros, sem proteção.

Para ser um marido que cumpre o Ide de liderança contido na Palavra, é preciso se submeter às verdades da Palavra e se deixar tratar. Afinal, como atrair seus famíliares se elas não observarem no marido um líder diferenciado? Por isso, o marido tem a obrigação de se deixar tratar para que, quando estiver tratando com aqueles que o Senhor confiará em suas mãos, saiba identificar quais dificuldades que apresentam, a partir de sua própria experiência.

Dificuldades comuns na liderança (marido)

1. Setas malignas

Um exemplo de setas malignas na liderança do marido, muitas vezes, se dá ao fato de que, no ensinamento o lider (marido) encontra alguns que dizem querer caminhar com Jesus, mas que não se submetem ao tratamento. Nesse momento, se não houver vigilância de sua parte, o diabo pode querer frustá-lo, aparentemente, não ter alcançado êxito na liderança com esses. Não desanime, faça a sua parte. Até porque você, encontrará entre seus familiares pessoas que querem mudança e permitirão que você seja canal de Deus em suas vidas e instrumento de cura.

2. Conquistar o coração da esposa e dos filhos

Alguns encontarm dificuldades em abrir o coração. Alguns são escorregadios e não dizem o que estão sentindo, quais as dificuldades que estão enfrentado. Cabe ao marido, com sabedoria, conquistar o coração e ganhar a confiança dos mesmos. Para isso, é necessário buscar em Deus graça, favor e direção. Quando o marido não tem essa disposição, podem dá frutos estragados.

Se você deseja ser umexemplo de marido busque em Deus a habilidade de entrar na vida dos seus de forma que promova cura e jamais venha a machucá-los. Deus não lhe chamou para abrir feridas, mas para sará-las. No entanto, é preciso entrar com seriedade na vida dos seus. Deus o chamou para ganhar e para isso não pode deixar as pessoas doentes.

Permita-se ser tratado e então cuide de todos aqueles que vierem até você e que decidirem se submeter ao que Deus tem para suas vidas. Há maridos que pensam que estão bem e que, por exeercerem seu papel, não precisam mais de ajuda. Porém, Deus tem-nos revelado que a libertação e a cura são processuais.

Vivendo a cura diariamente

Muitas são as aflições que se enfrenta, passa, vence. Algumas vezes se entristece, outras muitas se alegra. E assim deve prosseguir cumprindo o chamado que Deus lhe confiou.

Um dia o Profeta Jeremias fez um pedido ao Senhor: "Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me e serei salvo". Jeremias 17:14. Esse pedido deve ser o de cada marido diariamente, até porque ninguém nesta terra está 100% para tudo.

Deus quer manter o marido curado. Ele sabe quais são as dificuldades que você enfrenta, tem enfrentado e ainda enfrentará com a sua família. Mas a Sua mão poderosa continua estendida sobre você para livrá-lo de todas as mazelas que tentam afligir o seu ser e impedi-lo de caminhar na amplitude que Ele tem para sua vida.

O marido é como médico. Todos os que cheguem até ele devem ser "medicados na alma". Muitas vezes, o diagnóstico pode não aparecer na primeira consulta. Nesse caso o melhor a fazer é permanecer em oração, buscando a presença de Deus que tudo sabe e tudo pode, para que Ele indique qual o tratamento exato a fim de que a cura possa manifestar-se apressadamente.

Deus fará uma revolução na sua família, tão somente dependa d'Ele a cada respirar dos seus pulmões. Ele o ajudará a montar todos os instrumentos cirúrgicos necessários para começar uma grande operação. Entregue-se em Suas mão e deixe Ele agir. Não se importe se os outros não conseguem ver o que Ele está fazendo em você e através de você. Também não se ufane pelo que Ele tem realizado, achando que é muito grande a sua vitória e que por por isso merece ser honrado. Os que buscam a própria honra e trabalham pelo próprio reconhecimento trazem doenças sobre si mesmo.

Caminhe de forma a agradar a Deus. Governe o que você fala e busque sempre o equilíbrio. Os que não governam o falar não cumprem ordens e são invadidos como uma cidade sem proteção. Jesus quer trazer, ao Seu povo, equilíbrio e discernimento para que nada andem confundidos, mas caminhem em direção ao êxito que Ele mesmo já preparou para todos que O servem.

Assim nós cremos, por isso falamos!
Paulo e Fabiane Oliveira